No fundo, é essa a real diferença.

Talvez você entendesse, se culturalmente tivesse parte do papel na casa. Se fosse sua uma tarefa apenas.

“Tu é foda, hein cara!” “Deve ser muito maneiro!” “Pô, se deu bem hein!” Sim, essa última frase, talvez. Mas sua admiração, no fundo, ignora que na verdade o que eu tenho é muita sorte. Estas frases normalmente partem só de uma espécie de auto-afirmação do gênero e reforçam um mundo de preconceitos. Pior de tudo, me tornam idiossincraticamente machista, junto com você.

Não é por mal, tenho certeza. Mas não quer dizer q o comportamento não mereça muito a se repensar. Da minha parte, a dificuldade é apontar onde, de verdade, é diferente… Mas se quero um bom ponto de partida, acho que encontrei.

São três pratos, na pia. Na verdade, três de tudo. Três pratos, três copos… Garfos, facas… Me dei conta por acaso. Por que perceber isso me fez sorrir.

Você talvez não entenda, ainda… Mas bem pode começar chegando em casa e lavando a louça.

image