“Eu só sou responsável pelo que falo, não pelo que você entende!”

Errado. Pra caralho. É fácil demais dizer as coisas certas da forma errada, no momento errado, com a entonação errada e, principalmente, com intenções egoístas. Dizer o certo só pra ser quem disse ou reitera o certo, sem que isso em nada acrescente a quem ouve, mas enaltecendo sempre o locutor.

Esse é um pecado muito meu, na verdade, e é estarrecedor o quanto eu sei que o faço de propósito, tantas vezes. Mas não estou aqui pra falar de provocações e sim de detalhes. O que se diz nem de perto importa tanto quanto como se diz. É o que se situa na distância entre intenção e gesto, tudo aquilo que faz parte do dizer e o que cada coisa comunica.

Você se treina, de verdade, às melhores formas de passar a mensagem? “Não! Eu sou autêntico!” Ou talvez você apenas seja rude, mal educado(a), desatencioso(a)… Tudo comunica, afinal. Principalmente algo que se faça/fale/demonstre para em seguida esperar retorno. Ação X Reação não quer dizer que se terá o esperado, ao final da equação. E querer diferente é negar a liberdade do outro.

Então pense somente em fazer o SEU melhor, que tal? Provável que nem todo mundo mereça o esforço, mas como você vai saber quem é quem se nem começar direito? Você não está “se guardando”, está se podando. Muitas vezes, por motivos também culturais, um recatamento tão lugar-comum. Perceba, a mesma diferença entre o que se diz e como se diz está refletida na dicotomia do quem se é e quem se mostra. E quem se é, sempre é tão falho…

Faz o seguinte? Se edita. Não pra disfarçar e mentir, mas pra ser de uma verdade mais agradável. Não pra esconder e poupar, mas pra ser aquela sombra de curiosidade, como nas cortesãs que buscavam a meia-luz perto das cortinas. Deixa todo o resto pra quando se despir e as palavras nem forem mais importantes.

Mas até lá, por muitos momentos, seja sim o melhor e mais intenso que puder ser. Se não no dito, no olhar. Se não no olhar, no toque. Leve todo o tempo que precisar, se não souber ser breve. E se algum tempo parecer tempo demais, saiba: está fazendo errado. É preciso tempo pra se fazer direito.

shibari
 foto de wphotography